
A humanidade sempre teve ao seu redor um mundo de forças e energias ocultas que muitas vezes não conseguia compreender nem identificar.Assim sendo,buscou ao longo dos tempos,proteção a esses perigos ou riscos que faziam parte de seu medo ao desconhecido, surgindo imagens e amuletos, criando-se símbolos nas tradições de cada povo.
O pentagrama está entre os principais e mais conhecidos símbolos,pois possui diversas representações e significados,evoluindo ao longo da histórias. Passou de um símbolo cristão para a atual referência entre os neopagãos com vasta profundidade mágica.

Ele é um símbolo muito poderoso de proteção e equilíbrio.Cada uma de suas cinco pontas representam um dos cinco elementos(Fogo,Ar,Água e Terra) e o unificador elemento do Espírito.A ilustração acima mostra cada elemento em sua característica cor: vermelho(Fogo), amarelo(Ar), azul(Água), preto(Terra) e o branco para o Espírito.
O correto pentagrama representa a diretriz, com tudo em lugar próprio. Em particular, o elemento do espírito e mostra acima os outros elementos-o corpo é subserviente ao espírito.
O pentagrama também está ligado a sefira Geburah na Árvore da vida e, é considerado como uma representação dos cinco elementos Hindu ou tattvas (Prithivi-Terra, Apas-Água, Vayu-Ar, Tejas-Fogo and Akasha-Espírito) ou os cinco elementos da filosofia Chinesa (Terra,Metal,Água,Madeira e Fogo).
Resumindo:
Em sua posição correta (a ponta virada pra cima), o pentagrama é um símbolo antigo muito poderoso de proteção contra o mal. Chamado também de “o nó infinito” (por causa de sua forma entrelaçada), o pentagrama era muitas vezes pendurado em portas, janelas e lareiras das casas por toda Europa Pré-Cristã. Algumas vezes confundido com a Estrela de Davi, ou hexagrama (uma estrela de seis pontas símbolo do Judaísmo), o pentagrama algumas vezes é chamado de estrela de Salomão, especialmente por feiticeiros em cerimônias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário